Qual a rede social que tem como ícone um fantasma

Conheça a incrível história da criação da rede social Snapchat, aquela com um ícone de um fantasma sobre um fundo amarelo.

Como bem descrito no site desta empresa de mídia social, o Snapchat é uma proposta de reinventar as câmeras, disponíveis em todos os smartphones do mundo. A intenção é aprimorar a experiência em marketing digital de como as pessoas se comunicam e vivem.

É uma proposta ousada, mesmo para uma empresa de tecnologia, são poucas as propostas na internet que alcançaram esta marca, de transformar o comportamento de seus clientes, seja para o bem ou para o mal. Uma das propostas apresentadas por esta rede social, que desenvolveu seu logotipo baseado em um ícone de um fantasma, seria o seu grande apego a questões de privacidade.

Uma das grandes questões do uso de qualquer rede social, incluindo o Snapchat é o controle sobre o que os seus usuários estão publicando, alguns clientes reclamam de conteúdos ofensivos, incluindo cenas de violência, nudez entre outros.

Quem criou o Snapchat?

Segundo conta em dados da Wikipédia, o Snapchat é resultado do trabalho de ex-alunos da universidade de Stanford. Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, sendo a data oficial de seu lançamento dia 08 de julho de 2011.

Nesta época se iniciava ainda a adoção massiva dos smartphones, as empresas de tecnologia da informação, ainda procuravam ocupar o emergente espaço que os celulares inteligentes estão prospectando no mercado, nesta época era tudo uma aposta no escuro.

O ícone de um fantasma, como marca da nova rede social priorizava o sigilo e o respeito a privacidade de seus usuários como diferencial de mercado, não apenas isto, introduziu o conceito de “adesivos” e a aplicação da realidade aumentada em conteúdos produzidos por seus usuários.

O adesivo, é um tipo de composição que cria um colar que se completa uma montagem em fotos enviadas pelos usuários, tornando elas mais bonitas ou animadas, criando um efeito de engajamento e supostamente atraindo mais usuários para a sua plataforma. Infelizmente a proposta de aplicação de modificações em fotos, foi logo copiada por todas as outras redes sociais existentes naquela época, não apenas limitado a isto, hoje em dia qualquer aplicativo que se preze, possui as funções de edição automática de fotos, adicionando toda a sorte de apetrechos digitais.

Ícone de um fantasma

Ficando o alerta para quem pretende ser um grande inovador na internet, uma proposta facilmente copiável não chega a ser um diferencial de mercado, se esta função é adotada rapidamente pela concorrência. 

A realidade aumentada também foi uma inovação da empresa com ícone um fantasma, que lançou a proposta de utilizar a câmera do celular como janela para modificar a realidade em torno do usuário, quando apontando a câmera em direção a uma cena cotidiana, citando um exemplo, apontando a câmera para uma mesa, algum objeto gerado digitalmente pudesse ser visto embaixo da mesma, como um desenho animado.

A função de realidade aumentada vem sendo trabalhada com mais intensidade neste ano de 2021, com grandes empresas do setor investindo milhões para criar todo um sistema de geração de um mundo digital pelos sistemas de câmeras disponíveis. Agora a proposta denominada “metaverso” está sendo capitaneada pela rede social Facebook.

Como baixar Snapchat?

O snapchat continua ativo e conta com milhões de usuários pelo mundo, uma importante característica de adoção de novas tecnologias é o seu regionalismo, algumas aplicações se dão melhor em determinadas regiões, línguas ou países.

O Snapchat nem sempre possui este ícone de um fantasma, durante o seu desenvolvimento ele tinha outro nome: “Picaboo”, o eixo criador da aplicação, para além daquelas citadas em parágrafos anteriores, era que a informação deve-se ter um prazo de validade, sendo automaticamente removida da internet, justamente para preservar seus usuários de eventuais arrependimentos sobre conteúdos enviados.

Pelo conjunto de propostas, avaliado pelo olhar recente, realmente tenho que concordar sobre como os criadores do Snapchat estavam além do seu tempo, pois o direito ao esquecimento na internet, é tema central das grandes empresas de tecnologia no presente momento.

A rede social Snapchat, esta rede social que tem como ícone um fantasma em um fundo amarelo, pode ser feita diretamente no site da empresa neste endereço na internet: https://www.snap.com/

Como utilizar o aplicativo social Snapchat?

Como qualquer sistema de rede social na internet, a utilização da ferramenta depende da qualificação de seu utilizador, ora, se você for um usuário final interessado em passar um tempo de qualidade na internet, modificando fotos e contando com as outras funções do aplicativo, ótimo para você.

Agora se você for um profissional de comunicação, ou mesmo uma empresa procurando novos clientes, o aplicativo pode ser uma mão na roda, na hora de ampliar o alcance da sua mensagem comercial, esta rede social valoriza e incentiva a produção de conteúdo interessante e diverso, capaz o suficiente de manter os usuários por mais tempo utilizando a ferramenta, que por sua vez, paga aos melhores conteúdos grande somas mensalmente.

A aplicação de adesivos em imagens, criou uma rede de desenvolvimento deste tipo de filtro aplicado em fotos, que acabou criando todo um mercado de “snaps”, que são esta imagens modificadas por aplicação de um algoritmo de computador.

Por um tempo a geração de sistemas para “snap” ocupou o tempo de muitos programadores ao redor do mundo, onde empresas compravam tais filtros do tipo “snap” para que o usuário aplica-se em suas fotos, então o cliente tirava uma foto e, citando um exemplo, uma marca como a da Coca-Cola seria implantada na imagem, promovendo a sua marca.

Com as sequenciadas atualizações desta rede social que tem como ícone um fantasma, novas opções de modificações foram sendo implementadas, como a função denominada pela ferramenta como “geofiltros”, que são menções digitais sobrepostas na imagem gerada pelo usuário, fazendo referência geográficas de onde a foto foi coletada, como a aplicação automática de uma bandeira nacional, evento cultural ou cidade.

Utilizar qualquer ferramenta digital exige de seus potenciais utilizadores uma certa parcimônia, no sentido de utilizá-las de forma positiva e respeitando as leis, hoje em dia já existe todo um aparato de contenção aplicada ao uso inadequado deste tipo de serviço digital, para sorte de muitos.

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.

Qual a rede social que tem como ícone um fantasma
Rolar para o topo