Tokenização: O que é? Para que serve? Onde vai parar?

Podemos começar o artigo, com uma descrição de um problema muito comum no comércio, que é a grande dificuldade em se transferir todo tipo de passe, sistema muito comum de se encontrar na gestão de acesso a passeios, eventos, palestras entre outros, até passagens aéreas.

Quando se compra um ingresso, ele é “intransferível” o que de muitas formas prejudica severamente o consumidor, não é tão difícil assim de perder, como por exemplo, um voo.

O consumidor não consegue de nenhuma forma transferir o seu bilhete para qualquer outro interessado, absorvendo todo o prejuízo para o benefício da companhia aérea.

Aconteceu comigo, mais de uma vez, que é perder meu voo por muitos motivos, mesmo que a culpa tenha sido minha, a minha experiência com aquele tipo de serviço reduziu o meu consumo e desenvolvi um olhar ruim para com o fornecedor. O que em última instância é também ruim para o prestador de serviço.

Se esta experiência, de perder o seu ingresso, fosse um caso isolado até que seria possível considerar melhorar a minha pontualidade, mas não é, milhares de consumidores perdem os seus ingressos, o que leva a processos judiciais intermináveis e aumenta o custo Brasil.

Lembrando que quando um consumidor, que comprou o seu acesso e não usufrui do seu acesso, é muito ruim também para o fornecedor, porque justamente afasta aquele consumidor de outras compras futuras.

O que é um token?

Token é um tipo de ingresso digital transferível.

Uma solução que vem ao encontro desta necessidade é a capacidade de um determinado acesso de ser transferível e rastreável, o que significa que ao comprar um acesso você pode negociá-lo

Ao perceber que não poderá comparecer em determinado evento, você tem a possibilidade ou de devolver a empresa vendedora ou de repassar o acesso a um comprador de última hora, com um simples apertar de um botão.

Agora que você já sabe o que é um token, vamos utilizar este termo em vez do termo “acesso”, durante o restante do artigo.

Para que serve um token?

O token é um acesso digital a um determinado evento com data e hora marcados, que pode ser comercializado pelo seu proprietário a qualquer momento antes do evento ocorrer. Ele é  transferível.

Vantagens:

  1. Comercialize o seu acesso rapidamente para qualquer outro consumidor, quantas vezes quiser.
  2. Rastreável desde a sua origem.
  3. 100% digital e armazenável no seu celular.
  4. A empresa que vendeu o acesso, reduz custos e entrega um melhor serviço.
  5. Quem comprou obtém uma melhor experiência de serviço.
  6. Permite revenda de acessos por terceiros.
  7. Permite recompra de acessos pela empresa emissora, em caso de cancelamento do evento.

Onde irá parar a tokenização da economia?

O termo token, acredito que você já entendeu ao que se refere, agora tokenização é aquela manobra forçada de sempre em cima da língua portuguesa, é um neologismo, que se refere a esta ação de avançar mais um passo em direção da digitalização de todos os processos econômicos.

Tokenização é isso, é uma proposta de solução digital para um problema analógico, que é este do comércio de acessos a infinitos serviços. Podemos adotar uma visão mais futurista e tentar imaginar vários processos baseados em tokens, como por exemplo:

  1. Créditos de carbono.
  2. Todos os tipos de ingressos.
  3. Titularidade de conta de luz de um ímovel.
  4. Titularidade de um imóvel, de um carro, de um barco.
  5. Declação de casamento.
  6. Um diploma de um curso.
  7. Uma autorização de exercício profissional.

Logo a tokenização não se trata apenas de gestão digital de ingressos, como citado neste artigo, se trata de uma solução digital de transferência de todo tipo de títulos, assunto que por demais extenso será tratado em uma outra oportunidade.

 

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.

 

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