O que é Digital Analytics e qual perfil dos profissionais que atuam nessa área?

A transformação digital das últimas décadas vem exigindo uma nova conduta das marcas para o relacionamento com seus clientes. O boom dos smartphones, tablets e computadores resultou em usuários cada vez mais conectados e exigentes com a experiência do contato com as marcas.

Em paralelo, a tecnologia proporcionou a evolução das redes em nuvem e da quantidade de informações armazenadas e processadas. Afinal, a cada ano a coleta e análise de dados fica mais veloz, permitindo às empresas tomadas de decisão rápidas em um mundo tão mutável.

O Digital Analytics apoia a coleta de dados importantes para as áreas diversas de uma empresa – como marketing, comercial, atendimento ao cliente, entre outras.

Neste artigo, vamos abordar as principais vantagens do Digital Analytics e qual a importância dos profissionais da área dentro de uma estratégia de Marketing Digital.

Afinal, o que é Digital Analytics?

Digital Analytics é a ciência que trata do conjunto de ações de coleta, medição, análise, visualização e interpretação de dados digitais, fornecendo informações essenciais às empresas sobre o comportamento do consumidor.

A cada momento, uma infinidade de informações são geradas. É um desperdício não utilizá-las para potencializar seu negócio.

O profissional de Digital Analytics se propõe armazenar o máximo de informações qualitativas e quantitativas para direcionar as estratégias da empresa para o melhor caminho. Tal caminho só pode ser descoberto com a análise de métricas e insights do negócio, concorrentes, público-alvo e mercado num contexto mais amplo.

Quais as vantagens do Digital Analytics?

O principal objetivo – e razão pelo qual as empresas estão investindo na área – é o fornecimento de informações relevantes para suporte de decisões estratégicas do meio digital. As empresas que optam por esse tipo de análise conseguem resultados melhores porque com uma base confiável de dados conseguem embasar melhor suas decisões.

Mas você sabe o que essa análise de dados traz ao seu negócio?

  1. Compreensão do consumidor

Não é possível basear toda uma estratégia de comunicação, por exemplo, a partir de achismo. Ações assertivas são construídas com base em dados e em muitos casos, as métricas observadas permitem compreender como a audiência pensa. Ou seja, qual é a demografia do consumidor? Quais são seus comportamentos e anseios?

O acesso a esses dados é extremamente benéfico para as empresas, para construção da persona do negócio e assim, direcionamento eficaz do marketing.

  1. Posicionamento adequado

Como já abordado no item anterior, a interpretação dos dados certos pode ajudar as empresas com o direcionamento das campanhas de comunicação e marketing. Compreender quem é seu consumidor e o que ele busca, auxilia na geração de resultados positivos na relação com o cliente. 

Em caso de falhas na comunicação, o Digital Analytics também pode proporcionar conhecimento dos motivos que levaram ao resultado obtido, auxiliando no refinamento e melhoria de novas campanhas.

  1. Previsão de comportamento

Durante a análise dos dados e de acordo com ferramentas específicas, é possível fazer previsões de comportamento do mercado. No caso de setores com sazonalidade, é provável que se identifiquem os meses de alta e baixa demanda para direcionar estratégias e esforços assertivos de acordo com o objetivo da empresa. 

O Digital Analytics pode auxiliar até mesmo nas previsões de futuras tendências nas redes sociais, de acordo com dados e informações atuais. Como as tendências vêm e vão com rapidez, é atrativo que as empresas se preparem para os futuros “booms” do mercado.

  1. Mais conversões de vendas

Como consequência das razões anteriores, a empresa pode se beneficiar do Digital Analytics em métricas de vendas, essencial para quem trabalha com lojas virtuais, como dropshipping. Ou seja, com a análise detalhada de informações de comportamento do consumidor dentro da jornada de compra, informações relevantes aos vendedores são coletadas. 

Dessa forma, a abordagem pode ser refinada a partir de tais dados, resultando num contato mais alinhado com as expectativas do consumidor – desde a definição do tom mais adequado até o canal de preferência.

Além de potencializar as vendas, o Digital Analytics também aproxima a empresa do consumidor porque traz identificação do cliente com a marca, além de facilitar o planejamento de estratégias de fidelização.

  1. Maior utilização de recursos

No dia a dia de uma empresa, o aproveitamento de recursos e redução de custos são preocupações de todas as áreas, em especial da área de marketing, que geralmente trabalha com orçamentos apertados para o número de estratégias e possibilidades de comunicação.

Os insights levantados pelo profissional de Digital Analytics permitem que a companhia utilize de forma consciente todos os seus recursos. Desse modo, se há uma campanha de marketing acontecendo e ela foi criada a partir dos relatórios gerados, a probabilidade de que essa campanha traga mais retorno é muito maior.

Características dos profissionais de Digital Analytics

Agora que entendeu a importância dessa função dentro do seu negócio, é hora de conhecer as principais competências esperadas no profissional da área:

  • Conhecimento em marketing digital
  • Conhecimento das ferramentas como Google Analytics
  • Conhecimento do mercado atual
  • Capacidade analítica

Vale ressaltar que existem diversas outras características do perfil de um Digital Analytics. Mas, em suma, o profissional que desejar atuar na área deve estar atento às atualizações da área e tendências do mercado. Além disso, é essencial a capacidade técnica de analisar os dados de forma crítica nas principais ferramentas do mercado.

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