Copywriting SEO: Como escrever para pessoas e posicionamento para o Google

A cada minuto, usuários e empresários em todo o mundo criam milhões de conteúdo. Não sabe como atravessar essa multidão e atrair o público para o seu site? Você certamente precisará de copywriting seo.

Como escrever para que eles gostariam de ler? Este é provavelmente o eterno problema de todos os autores. Como se não bastasse, tudo se complicou pela Internet, pela qual todos somos autores.

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A situação se torna mais complicada quando você escreve mais e mais, mas infelizmente a dica de pessoas visitando seu site não muda. Em uma explosão de frustração, você para de escrever e joga fora que não funciona.

Um dos maiores desafios que blogueiros e profissionais de marketing de conteúdo enfrentam hoje é escrever conteúdo otimizado para os resultados de pesquisa do Google e, ao mesmo tempo, valioso e interessante para as pessoas.

SEO é talvez o canto mais incompreendido do marketing na internet. Lembro-me de uma vez que um dos meus amigos me disse para ficar longe de SEO, porque é um poço sem fundo.

O que é SEO?

Todos nós sabemos o que acontece quando digitamos uma palavra ou pergunta em um mecanismo de busca. Obtemos uma lista de resultados adaptados às nossas necessidades. Estas páginas são-nos apresentadas como resultado de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, simplesmente, otimização para o motor de busca.

SEO, em suma, nada mais é do que otimizar seu conteúdo para o mecanismo de pesquisa para que ele apareça mais alto nos resultados de pesquisa do que outros sites para as mesmas consultas do usuário.

Ao simplificar ainda mais todo o processo, o SEO funciona quando:

  • Você pesquisa palavras-chave e então…
  • Você escolhe um deles e…
  • Você usa para escrever conteúdo…
  • Que outros leem e compartilham nas mídias sociais, seus próprios blogs e outros sites.

Ao escrever conteúdo, lembre-se de que, ao apresentar resultados de pesquisa, o Google confia na autoridade e se o site é realmente valioso para os usuários.

A Autoridade nada mais é do que o número de outras páginas que citam, mencionam e vinculam ao seu conteúdo. Se o seu conteúdo for relevante para o que os usuários estão realmente procurando e a frase de pesquisa usada por eles, seu site é considerado confiável pelo Google.

Se estamos falando de conteúdo, chegamos ao próximo ponto, que é o copywriting.

O que o copywriting faz?

Ok, mas o que exatamente é esse copywriting? Afinal, todos podem escrever algo lá para que haja algo para ler no site.

No início deste artigo, eu disse que somos todos autores online e você está certo – qualquer um pode escrever algo. Copywriting, no entanto, não é apenas escrever.

Um redator de SEO é uma pessoa que entende outras pessoas, sabe o que seu público gosta e seleciona palavras para atender às suas necessidades. Combina títulos, palavras, frases e parágrafos de forma a orientar o usuário na solução do problema. O redator de SEO também entende como o Google olha para certas palavras e frases.

O que é SEO copywriting?

Copywriting SEO nada mais é do que criar conteúdo útil e valioso que seja apresentado de forma atrativa para os usuários. O conteúdo é focado em palavras-chave específicas para que outras pessoas estejam dispostas a compartilhá-las nas plataformas de mídia social.

Essa ação aumenta a autoridade e a confiança no conteúdo, e isso, por sua vez, melhora seu lugar nas classificações de pesquisa do Google para palavras-chave selecionadas. O copywriting SEO também te ajuda a identificar clientes em potencial e resolver seus problemas específicos com conteúdo bem preparado.

Princípios básicos de SEO copywriting

Se você aplicar os princípios básicos de SEO e segui-los sistematicamente, seu conteúdo começará a alimentar seu conteúdo por conta própria ao longo do tempo. Antes de começar a adicionar elementos de redação de SEO ao seu blog ou site, preste atenção em alguns elementos que ajudarão você não apenas a melhorar sua posição nos resultados de pesquisa do Google, mas também a aumentar sua taxa de conversão.

1. Velocidade de carregamento da página

Vivemos em uma época em que todos queremos receber as coisas da melhor maneira “ontem” e o mesmo princípio também se aplica aos sites. De acordo com a pesquisa da Akamai, 47% dos usuários esperam que uma página seja carregada em dois segundos ou menos, e 40% dos entrevistados saem da página se ela demorar mais de 4 segundos para carregar.

A partir de maio de 2021, o Google vem implementando algoritmos Web Core Vitals, nos quais a velocidade de carregamento da página será ainda mais importante do que agora.

Sem esse elemento, mesmo o melhor conteúdo significa pouco porque o usuário não vai esperar que ele carregue.

2. Manchetes

Pesquisas de leitores em todo o mundo mostram que quando alguém procura um jornal, eles se concentram em quatro elementos: título, manchete, foto e legenda da foto. Com base nisso, o leitor pode determinar se o artigo é interessante o suficiente para dedicar seu valioso tempo a ele.

É semelhante com sites. Se os usuários virem um título médio nos resultados de pesquisa do Google, sua taxa de cliques será baixa. Nesse caso, um bom conteúdo é desperdiçado porque o título não interessa às pessoas o suficiente para fazê-las ler a coisa toda.

Em copywriting SEO, seu título deve chamar a atenção das pessoas e levá-las a clicar e ler todo o material.

Aqui estão alguns exemplos do que funciona para bons títulos:

  • Como fazer algo?
  • X ideias para…
  • Erros X…
  • X mitos sobre…
  • Tudo o que você precisa saber sobre…
  • X versus Y
  • …passo a passo

3. Conteúdo

O conteúdo é a força motriz por trás do copywriting SEO. É por isso que o posicionamento do site para o Google está intrinsecamente ligado ao marketing de conteúdo. 

A razão mais importante pela qual as pessoas usam o Google é porque estão procurando por conteúdo valioso lá. Os motores de busca também seguem novos conteúdos que devem ser adicionados à página sistematicamente.

4. Meta Descrições

Os robôs do Google vasculham constantemente a Internet em busca do conteúdo que melhor responde às perguntas feitas pelos usuários. Como você pode ajudá-los a encontrar seu conteúdo?

As meta descrições ajudam os mecanismos de pesquisa a entender sobre o que é seu conteúdo e por que palavras-chave e frases estão presentes em seu texto.

O Google usa a meta descrição do seu site como uma prévia que mostra aos usuários que pesquisam palavras-chave específicas. Esse sneak peak determina se alguém clica no link ou não, não importa o quão alto sua página esteja no Google.

5. Saturação de palavras-chave

A frequência da palavra-chave é a frequência com que a palavra-chave escolhida aparece na página.

A saturação de palavras-chave não é tão eficaz quanto costumava ser. Acabaram-se os tempos em que uma página onde um redator enchia um artigo com com a palavra-chave sapatos femininos foi repetida 500 vezes (o chamado preenchimento de palavras-chave) ocupa a primeira posição no motor de busca.

No entanto, as palavras-chave ainda são um componente importante do conteúdo otimizado para SEO. Então, como escolher a frequência certa de palavras-chave para não ultrapassar o limite e receber uma penalidade do Google? Vale lembrar que as frases-chave não ocupam mais de 5% de todo o texto. E é claro que você não precisa calcular essas proporções sozinho.

6. Links para sites

O Google tem o compromisso de fornecer aos usuários conteúdo valioso, seja do seu site ou de outros sites. O Google concede recompensas por links do seu site para materiais de outros autores que complementam o conteúdo ou agregam mais valor.

Dessa forma, você mostra que se preocupa com o bem-estar dos usuários e fornece valor a eles. Não há regras rígidas e rápidas quando se trata de vincular. Isso se aplica tanto a links externos (para outros sites) quanto a links internos (dentro do seu site).

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.

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