Marketing para o setor imobiliário, essencial para ampliar as vendas.

A meta de vida de muitos, é ainda obter a casa própria. Os governantes se esforçam para entregar o sonho do imóvel aos cidadãos, e o marketing trabalha para oferecer os produtos disponíveis no mercado.

Brasília, 04/11/21  |  Tempo de leitura 3min20s

Muitas empresas de base tecnológica trabalham no sentido de desenvolver sistemas de marketing para a comercialização de imóveis por todo o Brasil, as propostas em sua maioria são multimilionárias, são poucas as empresas capazes de desenvolver um sistema de vendas de imóveis, conhecido popularmente pelo nome de: marketplace imobiliário.

O corretor de imóveis, que é este importante agente comercial da ponta da lança, no setor imobiliário é ao mesmo tempo usuário e cliente dos marketplaces imobiliários disponíveis, são poucas as imobiliárias que sobrevivem sem uma base tecnológica robusta de oferta de imóveis, para as micro e pequenas imobiliárias sobra o espaço de mercado fora dos grande centros urbanos.

Claro que o corretor experiente possui as ferramentas necessárias para driblar os grandes portais de anúncios de imóveis, mas leva um tempo e exige a formação de uma rede de indicações, os corretores mais jovens já trabalham com o lançamento de ofertas pela internet, e focam em nichos específicos.

Citando um exemplo, corretores de imóveis especializados em imóveis no litoral, quem se especializa acaba criando uma reputação no mercado e sendo procurado por um perfil específico de cliente, algumas imobiliárias focadas em nichos, têm mais chances de fechar negócios.

Imobiliárias digitais de nicho

A imobiliária de nicho vende mais, pois possui um portfólio de imóveis em oferta mais focados, ora se o corretor só vende imóveis no litoral, ele acaba virando referência no assunto e pode oferecer sempre um serviço mais personalizado, justamente uma ação que não é coberta pelos grandes sistemas na internet. Neste campo um corretor que trabalha em um nicho, pode oferecer outros serviços como providenciar o transportes de veículos do cliente na hora da mudança, até o destino.

Percebe onde a pequena imobiliária pode fazer muita diferença, oferecendo serviços correlatos a todas as questões envolvidas no negócio de compra e venda de imóveis. É o atendimento personalizado e focado que nenhum site na internet entrega, nem mesmo o mais famoso.

Mais um exemplo de marketing de sucesso, são as imobiliárias em Goiânia, que é um outro tipo de foco, neste caso o foco regional, então fica claro para o cliente que ao procurar uma proposta na internet georreferenciada está tratando com um especialista regional. Muitas pequenas imobiliárias oferecem também assessoria no transporte de mudanças Brasília, uma região muito importante economicamente e com muitos clientes em potencial.

Marketing imobiliário, deve tratar de credibilidade

Anúncios de imóveis existem muitos e de todos os tipos, mas qual será a efetividade das propostas existentes em entregar uma informação de valor, o que será que o cliente procura saber, para fechar um negócio? Acredito que a informação mais importante para quem pretende comprar um imóvel é saber se o seu provável investimento está sendo feito em uma proposta comercial confiável.

O cliente imobiliário as vezes possui também o perfil de investidor, e para estes é muito importante ter garantias de liquidez, assunto que os fundos imobiliários atendem muito bem, você é dono do imóvel, mas pode desfazer da sua posição (liquidez) a qualquer momento, aproveitando todas as vantagens, sem se preocupar com todas as questões de gestão imobiliária nem com vendas.

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Quem investe em um fundo imobiliário é um cliente diferente que pode ser também atendido pela imobiliária, às vezes o negócio com um imóvel específico não avança, mas o cliente pode optar em comprar uma quota em um fundo imobiliário vendido pela imobiliária, que ganha uma comissão por cada venda realizada.

Mais um diferencial que não é explorado pelos grandes marketplaces imobiliários, então amigo leitor, se você é um corretor imobiliário, é o momento de comemorar, existem inúmeras possibilidades de você ser um vencedor e garantir a sua renda no final do mês.

Como vender um imóvel?

  • Escolha um nicho para chamar de seu
  • Quanto mais focado, mais você se torna relevante
  • Crie um site focado no seu nicho e mantenha ele sempre atualizado
  • Invista em campanha de marketing nos buscadores da internet, anuncie regionalmente
  • É sempre bom estudar técnicas de marketing, elas avançam diariamente
  • Seu cliente está na internet, então você também deve estar lá.

Reputação é diferente de fama

Quando o corretor escolhe um nicho para chamar de seu, e se esforça para torná-lo mais preciso ao longo do tempo, atrai um público mais comprador, evitando muitos custos de marketing ineficientes. Uma imobiliária que trata de apenas um tipo de imóvel, em uma região específica, é muito mais eficiente no seu processo comercial.

Para a pequena empresa que opera no mercado imobiliário é a única opção de sobrevivência, o estabelecimento de uma reputação de especialista, o que é diferente do assunto de fama ou construção de marca, que já exige investimentos pesados em marketing.

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Perceba a diferença entre os tipos de anúncios e a construção de cada um deles, um deles é focado e específico, já o outro é do tipo genérico, ou seja irá atrair todo tipo de cliente, gerando um esforço de marketing muito mais caro. Se a sua imobiliária construir todo um portfólio de imóveis muito focado, sua chance de vencer é muito maior.

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.

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